CRONOGRAMA CAPILAR: O QUE É E COMO FAZER?
O Cronograma Capilar é conhecido como um calendário de rotina de tratamento para os cabelos, constituído por quatro semanas que são intercaladas em nutrição, reconstrução e hidratação. Lembrando que cada um desses atributos tem suas necessidades próprias, considerando sempre o aspecto e os níveis de danos dos fios.
Aprenda neste post como fazer seu cronograma completo!
QUAL A IMPORTÂNCIA DE FAZER UM CRONOGRAMA CAPILAR?
Para manter sempre o cabelo saudável e bonito e também para prepará-lo antes e pós química. Cada etapa do cronograma capilar oferece uma solução específica para cabelos danificados por fatores como poluição, incidência de raios solares, cloro da água, uso excessivo de ferramentas de calor, procedimentos químicos de coloração ou descoloração, entre outros.
QUAL A IMPORTÂNCIA DE CADA ETAPA?
Hidratação
É a parte responsável por repor a água e umidade. Perdemos água todos os dias, resultando em cabelos opacos, sem brilho e ásperos. Por isso a hidratação repõe a umidade natural das madeixas, além de manter o movimento e a maciez dos fios.
Recomenda-se realizar esse procedimento de duas a três vezes na semana, pois não sobrecarrega a fibra capilar.

Nutrição
É a parte responsável pelo alinhamento e por repor os lipídios, ou seja a gordura e a oleosidade dos fios.
Pode ser conhecida também como umectação, que é realizada com óleos vegetais ou máscaras nutritivas. Além de repor nutrientes ela combate o ressecamento, a aspereza e o temido frizz. É recomendado fazer este processo a cada 15 dias.
A nutrição proporciona um brilho maravilhoso, além de deixar os fios mais macios, dar força, selar a hidratação no fio e acabar com as pontas duplas e ressecadas. Recomenda-se realizar esse procedimento de uma ou duas vezes na semana.
Reconstrução
É a parte responsável por repor a massa e a queratina do cabelo. Esse processo consiste em fortalecer a fibra capilar. A queratina é indicada para cabelos ressecados, quebradiços e danificados. Ela atua repondo massa capilar, além de ajudar a manter as cutículas seladas, deixando as madeixas mais resistentes e prontas para recebes os demais tratamentos (nutrição e hidratação).
*Recomenda-se realizar esse procedimento uma vez ao mês ou de 15 em 15 dias, sempre lembrando que deve-se analisar o estado do cabelo.
Você pode adotar um cronograma padronizado para o seu próprio tipo de cabelo, vale ressaltar que devemos perceber qual é a necessidades dos fios, e assim adaptá-las para o cronograma capilar.
Vale lembrar que os dias podem ser alterados, desde que haja pausa OBRIGATÓRIA de 48 horas entre cada etapa.
Caso tenha alguma dúvida sobre como cuidar dos cabelos, procure sempre um cabeleireiro de confiança, ele saberá como te ajudar e indicar os melhores produtos para as madeixas.