O que é Corte Químico?
Você já ouviu falar no famoso corte químico?
Alguma pessoa já deve ter se aproximado e contado uma história de alguém que passou por uma experiência horrível após ter feito alguma química nos cabelos, onde os fios começaram a ficar elásticos, secos, frágeis, sem cor, e que em seguida acontece o pior, começam a quebrar e cair. Muitas das vezes esse acontecimento vem depois da ida ao salão, não é sempre que acontece logo após, podem levar dias e até mesmo semanas, mas é uma agressão que ocorre nos fios.
Para evitar que este corte químico aconteça, é necessário que seja feito um teste de mecha antes que seja realizada a transformação, porque os fios podem não aguentar e acabar fragilizados. Por isso, é importante que todos esses tipos de produtos que tem uma proposta de transformar os cabelos, sejam manuseados por um profissional qualificado e que os fios sejam testados antes.
Após a ida ao salão, é necessário que existam cuidados em casa. Os resultados que o profissional é capaz de trazer após a transformação, saem dos cuidados das mãos habilidosas e passam para para quem muitas vezes não tem conhecimento no assunto. Por isso, é importante que o uso dos produtos para o cuidado pós química sejam feitos de acordo com o indicado e que sejam produtos de qualidade.
O corte químico é algo que as mulheres costumam sofrer e pode gerar algum tipo de trauma e problemas com confiança nos profissionais cabeleireiros, porque é procurado um tipo de transformação, pensando em ficar bela e até mesmo realizar um sonho ou vontade, que pode ser arruinado a qualquer momento.
Mas, por que o corte químico acontece?
Podem existir alguns motivos, como: excesso de química nos cabelos, alisamentos feitos com excesso, procedimentos feitos com um intervalo curto entre eles, erro no uso dos produtos; como o excesso da aplicação. Um dos motivos mais comuns é incompatibilidade entre químicas, ou seja, aplicar um produto que não seja compatível com outro.
Antes de pensar em fazer algum procedimento nos cabelos que envolva química, pense bem se já existe um cuidado com os fios e se esse cuidado irá manter após o processo. Além do pós química ser algo importante, o pré química também conta bastante pois é ele quem irá definir o quanto os cabelos irão suportar e aguentar durante, assim como o depois.
E como é possível recuperar os cabelos danificados pelo corte químico?
Será necessário abandonar a química por um tempo, além dos secadores, pranchas, babyliss e objetos que fornecem calor para alterar os fios. Para que seja possível disfarçar o acontecido, também é indicado que haja um corte nos fios, para que seja mais fácil não somente de esconder o que aconteceu, mas também para que o cuidado seja facilitado. Os produtos contam muito, portanto procure usar aqueles que possuem qualidade para fornecer o que é preciso. O uso do cronograma capilar (com as etapas de nutrição, hidratação e reconstrução), também é uma maneira de entregar aos cabelos todas as reposições que são necessárias para que esteja sempre bem cuidado e se recupere dos acontecimentos ruins.
Fonte de pesquisa:
https://www.allthingshair.com/pt-br/como-cuidar-dos-cabelos/cabelos-com-quimica/corte-quimico/
https://www.justfor.com.br/blogs/cabelo/corte-quimico-por-que-acontece-e-como-recuperar-esses-fios